terça-feira, 15 de setembro de 2015

MEMÓRIAS FATAIS



(??????????????????)


É engraçado como em algumas cidades pelo Brasil, afora ou adentro, ainda se mantenham nomes de generais-ditadores do golpe militar de 1964, ainda de pé, de "ferro e sinal", como "heróis" dignos de uma epopeia sinistra e medonha para a história do nosso país.

Em Currais Novos, por exemplo, ainda existe uma rua com o nome de um desses ditadores, que foi o General Costa e Silva, aquele que assinou o AI-5 e lascou todo mundo do primeiro ao quinto.

Existe também uma Escola Municipal com o nome do Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, aquele mesmo que deflagrou todo o rosário de mandos e desmandos ditatoriais subsequentes.

Seria bom se a nossa edilidade hoje, vivendo livre das amarras do cerceamento e em pleno estado de direito democrático, tome a iniciativa e mude esses nomes, pois eles nada representam para o nosso município. O que fez Castelo Branco para merecer, em Currais Novos, um nome de escola? Será que Costa e Silva conhecia pelo menos a nossa cidade?  

Fazendo isso, isto é, mudando esses nomes, nos livraremos de, pelo menos, duas tenebrosas lembranças materiais desse período nefasto, e em seus lugares colocaremos dois nomes de curraisnovenses dignos, honrados, não manchados com sangue de irmãos brasileiros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário